segunda-feira, 19 de março de 2012

A feliz morte do meu EU.



"Quando todos os cristãos se rendem ao mistério do fogo do Espírito que queima por
dentro; quando nos submetemos à verdade salvadora de que alcançamos a vida somente
através da morte, assim como nos voltamos para a luz somente através das trevas; quando reconhecemos que o grão de trigo deve se enterrar no chão e morrer, assim como Jonas deve ser sepultado na barriga da baleia e o jarro de alabastro do "eu" deve ser quebrado para que os outros percebam a doce fragrância de Cristo; quando respondemos ao chamado de Jesus "venha a mim", então o poder ilimitado do Espírito Santo será liberado com surpreendente força na igreja e no mundo.

                                  Convite à Loucura-Brennan Manning

Uma coisa me lembrei hoje: do meu primeiro dia de discipulado com a Kézzia. Lembro de estar sentada dentro do Prédio de Pedra,onde funciona o local para estudos no CTMDT e ela me pergunta: "E aí Fernanda,como você veio parar aqui?". Lembro de ter respondido bem aquela pergunta,mas me dá uma certa vergonha de como eu era...um serzinho orgulhoso de ser "the one" a lá Neo de Matrix. Mas analisando aqueles dias até essas quases 3 semanas no Uruguay,como mudei...Jesus dos crentes,como estou melhor hoje.Vou até contar um pequeno testemunho para vocês,creio que alguns já sabem,mas...

Quando a lista de práticos do CTMDT saiu, fiquei louca da vida. Como eles foram me "jogar" no Uruguai? Chorei,esperniei feito uma doida por dois dias...ser teimoso não? Essa sou eu... oO. Sim,foram dois dias de oração,antes de começar a orar,fui falar furiosamente com o pessoal da coordenação pra saber o porquê de me "jogarem" no Uruguay se nem fazia parte das minhas escolhas,meu "chamado"nem era para lá e etc. Daí até me explicarem que tudo isso era fruto de oração,alimentei um profundo ódio por aqueles líderes. Eu queria matar e morrer. Quando liguei para minha mãe(sim,essas criaturas de Deus adoráveis com profunda intimidade com Deus.) e contei toda a situação,ela só disse o seguinte: "Ó,não entendo nada dessas coisas,mas vamos orar rapidinho por aqui?"Consenti ainda aos soluços de raiva e no final ela me disse: "Filha,a única coisa que Deus me disse a esse respeito para você é Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus... desliguei o telefone e senti-me como em um dia muito quente de verão,uma jarra de água muito gelada é derramada sobre minha cabeça e me faz esfriar me fazendo ficar mole...e assim comecei meu período de oração. Enquanto orava,buscava conselhos e Deus sempre falava através daquelas pessoas (Kendria,meu Deus,onde estaria se não fosse por ti...) e pessoalmente falou em meu coração em uma madrugada,ouvindo Livres para Adorar-Vai Valer a Pena. Na primeira frase da música,"não compreendo teus caminhos,mas te darei a minha canção..." Ele começou a me lembrar das minhas orações do início do ano em que eu pedia que Ele me surpreendesse. E que eu acalmasse meu coração pois só era parte do meu treinamento e que o Uruguay não era o meu fim,era só o começo.E realmente,sempre que pensava em Uruguay,havia um Q de surpresa.Decidi obedecer.Mas como foi difícil e até na hora do embarque,foi um misto de medo e ansiedade.Mas como é bom obedecer!

Hoje,estando aqui em Salto,vejo o quanto a obediência já tem rendido frutos. Administro uma casa (junto com mais duas pessoas,claro.), ter paciência com os outros colegas,tenho uma facilidade enorme para o espanhol que desconhecia dentro de mim, sinto que sou mais esperta do que pensava que era (ser hábil pra resolver coisas de casa,comprar carnes,economias,matar baratas,comprar torneiras...) e o principal é como Deus tem me presenteado através da Bíblia e como isso tem refletido em mim e para outras pessoas.
Fiz um grande amigo aqui,o Martín. Martín tem uma história incrível de conversão. Ele era participante ativo de uma igreja católica até que o próprio Deus foi visitá-lo e disse o que iria fazer em sua vida e como o tiraria daquele meio(leiam Deuteronômio 7:7-8 e saberão o que Deus o falou). Fui pregar a primeira vez no culto de jovens da igreja e depois ele me contou como ele se identificou comigo e como sem nem me conhecer,me viu como a irmã dele.Falou como o Senhor tinha dado a ele uma percepção a respeito da minha vida e como isso o edificou. Ele virou meu melhor amigo da vida inteira.

Martín Arévalo-meu irmão.


Aqui,ganhei uma família,ganhei amigos,um irmão,uma paisagem linda,carnes maravilhosas e a presença de Deus constante em minha vida. Virei dependente da graça da Deus.Lendo o livro de Philip Yancey (Maravilhosa Graça), descobri mais ainda o quanto não mereço essa graça por ser tão teimosa e ansiosa,mas  como é espetacular fazer parte dessa viagem de Deus.


Miguel,Lú,Martín,Letí,Nico,eu e Alê. Ainda falta a Adri.




"Obviamente, Jesus não nos contou as parábolas para nos ensinar a viver. Creio que ele as contou para corrigir nossa noção a respeito de quem Deus é e a quem Deus ama." Philip Yancey-Maravilhosa Graça

Obrigada por ler até aqui,
Besos,bendiciones,saludos a todos.

Fernanda Barros








4 comentários:

  1. Nossa,pensei mto sobre isso hoje,o seu post me edificou dmais ,que Deus continue fazendo a obra em voce e atraves de voce,obrigada feh ,bjo gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gabi, minha frau! saudade de ti. E que bom que vc foi edificada,essa é a missão. Beijo

      Excluir
  2. é... você além de ter a oportunidade de ler Brennan Manning e Philip Yancey, tens a Palavra que te norteia e este povo maravilhoso que esta te proporcionando uma nova e profunda leitura. aquele dia... no prédio de pedra... eu diante de uma historiadora, foi muito bom pra mim. Sinceramente não lembro da uma the one, mas de uma menina mulher louca por conhecer a Deus, é, Ele o Deus, levou a sério sua loucura né?
    Fique firme amiga, "Continua valendo a pena"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caraca...e você me fazendo chorar...e como tem valido a pena. Deus tem se mostrado fiel a fidelidade dessa menina aqui. Eu te amo muito!

      Excluir